BANNER 728X90

Como vão funcionar os vídeos esféricos em 360 no Facebook



O Facebook irá introduzir vídeos esféricos na sua Linha do Tempo, conforme anunciou o fundador da rede social, Mark Zuckerberg, durante a conferência para desenvolvedores F8, realizada na última semana, em São Francisco. A ferramenta de "videos esféricos" está em fase de testes e irá funcionar de forma semelhante aos vídeos em 360 graus recentemente incorporados ao YouTube, do Google.

Não só os aplicativos estão mudando, mas também o tipo de conteúdo que as pessoas desejam ver e compartilhar. Segundo Zuckerberg, há cinco anos o que mais se via no Facebook eram textos. Hoje são fotos, e a aposta é de que em mais cinco anos, sejam vídeos e, depois, realidade virtual e aumentada (VR/AR). Além da mudança de conteúdo, a frequência de compartilhamento também aumentou muito.

Pensando nisso, o Facebook procura construir ferramentas para que os apps que estão sendo desenvolvidos permitam que as pessoas compartilhem os diversos conteúdos que estejam produzindo. “Quando se fala em realidade virtual, a maioria das pessoas primeiro pensa em jogos, mas eu penso que os vídeos serão ainda mais importantes para esse ramo [redes sociais]”, afirma Zuckerberg.



Como irá funcionar

Os vídeos esféricos em 360 graus prometem criar a imersão que se vê em um jogo 3D, por exemplo. Os registros são filmados com 24 câmeras trabalhando em conjunto e o usuário poderá “se movimentar dentro de vídeo e vê-lo de ângulos diferentes”, afirma Zuckerberg.
Eles irão funcionar de forma semelhante aos vídeos em 360 graus recentemente lançados no YouTube e o já conhecido Google Street View, só que com vídeos. O usuário poderá movimentar as teclas de direção para ver o registro do ângulo que preferir. Durante um show, será possível escolher ver o palco ou a plateia sob a perspectiva do artista.



Segundo Zuckerberg, mais de três bilhões de vídeos são vistos por dia na rede social, tornando esse um dos conteúdos mais envolventes da plataforma. Com a novidade, o Facebook pretende trazer ainda mais interação, já que as imagens serão imersivas, fazendo com que você se sinta presente no lugar.

360 ao vivo e embed

A plataforma pretende eventualmente disponibilizar vídeos em 360 graus ao vivo. Já pensou poder curtir aquele show que você não conseguiu ir em tempo real? E podendo escolher se quer ver a plateia ou o artista de perto. Grandes festivais certamente irão aproveitar.
Além disso, será possível compartilhar as gravações postadas no Facebook fora da rede social, através de um código “embed”, o que pode confrontar com o concorrente YouTube. Um usuário poderá compartilhar um vídeo de sua timeline em qualquer site sem precisar usar a plataforma do Google ou o Vimeo, por exemplo, que já suportavam a função.

Realidade Virtual

A novidade não estará restrita às telas, é claro, e Zuckerberg anunciou que os vídeos esféricos também chegarão ao Oculus Rift. Em meados do ano passado, o Facebook comprou o headset por U$ 2 bilhões (cerca de R$ 6,3 bi), e deixou todos curiosos sobre o que a companhia iria fazer com o aparelho.



Agora, porém, as dúvidas começaram a ser esclarecidas. O movimento é apenas uma pequena amostra de como a rede social pretende mudar nos próximos meses e anos, entrando no mundo da realidade virtual em jogos sociais e na Linha do Tempo. De acordo com Zuckerberg, esse é somente o primeiro passo para vídeos ainda mais envolventes que vamos ver através da realidade aumentada.
Durante a F8, foi citada a “Teleportation Station”, como foi chamada, para que os desenvolvedores pudessem ter uma primeira ideia dos vídeos em 360 graus. “Estamos começando a ver vídeos reais se fundirem com realidade virtual e realidade aumentada”, afirma Zuckerberg.

Por enquanto, foi anunciado apenas que a função está em fase de experimentação, e ainda não tem qualquer data ou previsão de lançamento no site. Porém, a realidade não parece tão distante.